Progressive Web App: impactos do uso de PWA por pequenas e grandes empresas, incluindo e-commerce

PWAs são páginas web com funcionalidades de aplicativos nativos nos celulares, só que mais leves, rápidas e sem necessitar de instalação. São versões híbridas de sites e aplicativos móveis que podem, inclusive, rodar off-line. Grandes empresas do mundo todo estão usando PWA, com ganho de performance em suas páginas, consequente melhora da experiência do usuário e crescentes conversões, como é o caso de e-commerces. Entenda o porquê.

Marcas como Twitter, Pinterest e Starbucks usam PWA. No Twitter, as visualizações de páginas aumentaram 65% e as taxas de rejeição caíram em 20%. O Pinterest aumentou o engajamento dos usuários em 60% e teve um ganho de 44% nas receitas provenientes de anúncios. E a Starbucks viu dobrar o número de usuários ativos diários. A lista de empresas que usam PWA é grande e inclui ainda Facebook, Gmail, Google Maps, Spotify, Tinder, Trivago e AliExpress.

11 vantagens do uso de PWA

  • PWA tem a mesma aparência de um aplicativo nativo: opera em diferentes sistemas operacionais e por isso também tem custo de desenvolvimento menor;
  • Alta capacidade de resposta: se encaixa perfeitamente em dispositivos de qualquer formato, como desktops, tablets e celulares;
  • Opera independente de conectividade: funciona on-line e off-line;
  • Otimizado para mecanismos de busca: a boa performance do PWA é levada em consideração, o que traz resultados de SEO, ajudando a marca a ser encontrada pelos usuários;
  • PWAs são mais leves e rápidos: além de influenciar positivamente os mecanismos de busca, melhoraram a experiência do usuário, aumentam o seu engajamento e sua retenção;
  • PWAs enviam push: eles também ajudam a gerar engajamento dos usuários;
  • Acessam o hardware do dispositivo móvel ou desktop: assim como um aplicativo, PWAs podem ter permissão para capturar mídia pela câmera, acessar contatos do usuário, obter geolocalização, notificar com push, conectar via bluetooth, usar reconhecimento de fala, realizar projeção de objetos AR/VR e permitir atualizações em segundo plano.
  • Progressive Web App são seguros: são obrigatoriamente fornecidos pelo protocolo HTTPS.
  • Compartilháveis: como são páginas web, é fácil compartilhar as PWAs por meio de URLs.
  • PWAs são instaláveis: esse tipo de aplicação pode ser salva na tela inicial do computador como um app instalado.

Uma outra vantagem que impacta nos custos, tempo de desenvolvimento e equipe especializada é que as aplicações PWA usam tecnologias padrão da web, ou seja, HTML, CSS e JavaScript. O desenvolvimento de PWAs é mais rápido, tem custos reduzidos; implantação acelerada, pois não precisam passar pela distribição e aprovação de novas versões pela app store. Os PWAs não necessitam ser baixados nas lojas (embora essa seja uma opção) e ainda têm tamanho reduzido se comparado aos apps.

De redes sociais a grandes marcas de comércio eletrônico, o uso de PWA vem trazendo resultados que justificam o seu uso. Dados da Semrush apontam que o maior concorrente oriental da Amazon, o AliExpress, virou o jogo entre 2016 e 2018 usando PWA. A empresa passou de 50 milhões para 150 milhões de compradores internacionais em dezenas de países. Mais do que o dobro de o número de inscrições, tempo de sessão 74% maior e número de visitas por usuários 2x maior. A adaptação aos novos mercados só aconteceu dessa forma  porque os usuários não precisaram baixar o app da EliExpress.

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