Vídeo: uma arma eficaz no arsenal dos profissionais de marketing

O formato de conteúdo de marketing mais eficaz ainda continua sendo o vídeo, deixando para trás blogs e email marketing. A tendência é que profissionais de marketing mantenham os vídeos curtos, permanentes e otimizados para mecanismos de busca.

Os dados são da pesquisa Hubspot The Marketing of 2022 [New Data]. Os dados demonstram que vídeo não apenas é o formato mais utilizado por profissionais de marketing na sua estratégia (59%), mas também é o mais efetivo (76%) e o que gera maior retorno sobre o investimento (ROI) para 27% deles.

Com o passar do tempo, ficou menos caro produzir vídeos. Com mais tecnologia disponível e um custo mais baixo, os profissionais da área conseguem aproveitar melhor o formato e assim criam uma conexão mais profunda com a sua base de cliente. Clipes curtos e transmissões ao vivo são algumas das possibilidades. A partir do vídeo, também podem ser gerados outros materiais, como podcasts e textos.

Conteúdo em vídeo curto e otimizado para SEO

Profissionais de marketing ao redor do mundo (46%) consideram o vídeo curto uma estratégia mais eficaz de desempenho e engajamento. Quase 90% deles planejam manter ou aumentar os investimentos em vídeo em 2022. TikTok e Reels, do Instagram, são dois exemplos de como as marcas podem usar os vídeos curtos atualmente.

Enquanto os vídeos longos podem oferecer a oportunidade para aprofundar informações sobre marcas, produtos e serviços, com os formatos mais curtos os profissionais de marketing chegam direto ao ponto em campanhas B2B e B2C.

Outra tendência que também inclui os vídeos é a preferência por gerar conteúdo permanente em detrimento de materiais efêmeros que duram 24 horas apenas. A pesquisa mostra que 44% dos profissionais planejam aumentar seu investimento em conteúdo permanente de mídia social, que gera maior ROI, e 37% querem diminuir o conteúdo efêmero.

O conteúdo temporário dá às marcas o senso de urgência e engajamento. Enquanto o conteúdo permanente gera constante engajamento, reconhecimento de marca a longo prazo e descoberta de conteúdo de mídia social. Nesse sentido, cada marca precisa avaliar os pontos positivos e negativos de cada ou mesmo uma combinação das duas em cada plataforma social.

Por fim, profissionais de marketing mantém em seu arsenal a tática de otimização de vídeos para mecanismos de busca. Uma das estratégias é a incorporação de vídeo com um tópico ou palavra-chave semelhante em uma postagem de blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.