CAOA ensinando as montadoras a fazer marketing

Há ~20 anos, as montadoras renderam-se às concessionárias nas estratégias de marketing. Os anúncios foram parando de falar dos carros e passaram a focar em descontos e condições de pagamento.

Veja esse exemplo abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=pY5EECcPXOo

Peço desculpas aos colegas de profissão, mas esse anúncio é uma vergonha. Apelam para o ridículo, para o no sense e chamam a atenção. Mas aí falam o que? “2012 é o ano da Chevrolet”. Chevrolet, vocês estão rasgando dinheiro.

Na contramão, a CAOA apresentava a Hyundai para o mercado brasileiro. Eles não falavam de descontos, nem de financiamento. A Caoa falava de como seus carros eram sofisticados e ponto! A Hyundai caiu nas graças dos brasileiros.   A Caoa usou o marketing para agregar valor ao produto. Elevou a percepção da marca e fez as pessoas desejarem um Hyundai. https://www.youtube.com/watch?v=apyF9xHI25E

É assim que se faz um anúncio. Simples, sem firula, mensagem clara e direta. Quem aí não ficou de dar uma volta no Sonata?

Quando o HB20 foi lançado, foi só colher o plantio. O mercado estava sedento por um Hyundai acessível e o carro de lá para cá está sempre entre os mais vendidos.

Agora a Caoa está fazendo a lição de casa com a Chery. O modelo Tiggo já está muito bem falado nas mídias sociais. https://www.youtube.com/watch?v=kjrmPxOHbA0

As outras montadoras continuam repetindo a mesma fórmula. Fazem promoções, oferecem descontos… Essa é uma droga de efeito rápido que vicia. No começo dá barato, os vendedores ficam felizes, os gestores também. Depois vem o rebote e precisam de uma dose maior. https://www.youtube.com/watch?v=IUqWoy9wjpM

Novamente, a Chevrolet pagando mico com sua fórmula desgastada do “não compre carro hoje”. Se eu trabalhasse no desenvolvimento de produtos, ficaria muito irritado. Eles dão duro para deixar os carros bonitos e cheios de funcionalidades, mas o marketing da Chevrolet prefere colocar um gorila rebolando!

“Como o marketing pode aumentar suas vendas?” é a pergunta errada. Não é assim que o marketing funciona. A pergunta certa é “como o marketing pode agregar valor ao produto?”.

Daniel Bastreghi

Daniel Bastreghi

Daniel Bastreghi é sócio e consultor em marketing e tecnologia na DRB.MKT. É criador da ferramenta de planejamento Marketing Strategy Canvas, autor do livro “Os 5 fatores de sucesso na Internet”. Iniciou sua carreira como desenvolvedor de sistemas. Foi programador e coordenador de projetos. Participou do desenvolvimento de websites institucionais, portais, hotsites, comércios eletrônicos, CRMs, softwares de gerenciamento de e-mail marketing, games, entre outros, para empresas como Electrolux, Hipermarcas, Bayer Schering, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *